Quais são os benefícios do atendimento humanizado?

O atendimento humanizado, traz uma percepção diferenciada para o paciente, e vários benefícios para o próprio paciente e para o profissional que irá atendê-lo, conforme os Princípios do HumanizaSUS, entre esses benefícios estão:

Melhoria da relação médico-paciente

A síndrome do jaleco branco já é reconhecida na área da saúde. Muitas pessoas ainda deixam de procurar um médico pelo medo de um diagnóstico ruim. Dessa forma, o atendimento é a chave para contornar essa situação. Com gentileza, atenção e uma boa conversa, o médico pode conseguir superar a ansiedade nos pacientes.

Aumento da eficácia do tratamento

Ora, uma das grandes dificuldades enfrentadas no meio médico é fazer com que o paciente siga o tratamento recomendado. Mas é bem mais provável uma pessoa seguir uma orientação se ela entender a importância disso — e o tratamento pode ser mais eficaz.

Elevação da confiança nos profissionais

Muito da não adesão a um tratamento vem da falta de confiança no médico. Isso pode ser superado se o profissional adotar uma postura mais acolhedora, respondendo aos questionamentos e superando as inseguranças dos pacientes.

Da mesma forma, ao confiar no médico, o natural é que a pessoa se sinta mais à vontade para tirar suas dúvidas e responder às perguntas dele. Essa troca é fundamental para um diagnóstico correto e um tratamento mais adequado.

Pacientes mais satisfeitos

Se os pacientes são bem tratados, com atenção para suas dúvidas e incertezas, naturalmente eles se sentirão mais satisfeitos. E isso é muito importante para garantir que eles sigam as orientações médicas, aumentando a eficácia do tratamento e para que recomendem o serviço a outras pessoas.

Melhoria da reputação dos profissionais

Por tudo que listamos acima, podemos dizer que a medicina humanizada contribui bastante para uma boa imagem dos médicos e das instituições de saúde. Inclusive, esse tem sido um grande diferencial competitivo atualmente, uma vez que as pessoas se sentem mais confortáveis em procurar um serviço que proporcione uma boa experiência, sobretudo em um momento mais difícil.

Como colocar a medicina humanizada em prática?

Pelo que falamos até aqui, você já deve ter percebido que a boa comunicação, a gentileza e a escuta são algumas formas de aplicar a medicina humanizada. No entanto, a verdade é que não existe uma fórmula para colocar essa ideia na prática. Vai depender muito de diversos fatores, como a cultura local, o tipo de especialidade médica e, claro, do próprio paciente.

Afinal, não adianta tentar humanizar o atendimento sem entender que cada pessoa tem sentimentos e reage às situações de formas diferentes. Algumas pessoas ficam bem mais tranquilas ou falam muito pouco nas consultas, por exemplo. E isso não quer dizer que elas estejam menos aflitas.

A melhor forma de implementar o atendimento humanizado é tratar os pacientes de maneira individualizada, com presteza para entender quais são as necessidades de cada um. É perceber que as pessoas podem ter experiências diferentes diante de situações semelhantes e ter empatia e disponibilidade para ajudá-las da melhor forma possível.

A medicina humanizada pode ser a grande aposta para o médico conquistar mais pacientes e solidificar a relação com eles em clínicas e consultórios. Pense nisso!

Nós da DomService entendemos a importância desse princípio, por isso, o adotamos em nossa forma de trabalho. Conte com a DomService, para lhe servir com sua gestão de agenda.

Compartilhe