Organização e Gestão Financeira, qual a importância?

Início de ano, metas, investimentos e planos de execução sendo preparados, mas espere!

Você já colocou no planejamento contratar uma empresa e/ou profissionais para te ajudar com a gestão financeira?

É cada vez mais comum empresas, profissionais liberais, autônomos e microempreendedores individuais (MEI) procurarem profissionais para cuidar das atividades que um departamento financeiro executa. No formato terceirizado, o que resulta em redução de custos, otimização de processos, tempo e geração de maiores receitas.

Isso se deve à importância que essa área de conhecimento tem para o bom andamento do negócio. Cujo processos devem estar bem definidos e com a execução desses procedimentos sendo fielmente posto em prática.

“Não adianta a empresa ter uma série de dados, se os registros existentes não forem confiáveis e se os procedimentos adotados não estiverem organizados para fornecer informações em tempo hábil… Para evitar dificuldades dessa natureza, a empresa precisa definir quais são as informações úteis para as decisões financeiras e, em seguida, organizar os controles para fornecer as informações desejadas.” Fote: https://www.sebrae.com.br

Mas afinal, quais as funções de um departamento financeiro? Em resumo:

  • Controle das Contas a Pagar
  • Controle das Contas a Receber
  • Elaboração do Fluxo de caixa
  • Conciliação Bancária
  • Conciliação dos Recebíveis (recebimentos por cartão)
  • Emissão de notas e boletos

Dessa forma, é possível identificar eventuais divergências e resolvê-las. Por ser um processo importante, é essencial que a empresa tenha uma equipe especializada cuidando disso. Isso garante que as operações sejam feitas de forma correta e que os erros sejam minimizados.

Estamos prontos para lhe apoiar nessa jornada e fazer parte da suas ações e metas para 2023!

E construirmos uma parceria vindoura e permanente.

Compartilhe