A importância da comunicação escrita

Atualmente, devido à evolução tecnológica que ajudam empresas a responderem de forma rápida a várias pessoas ao mesmo tempo, ele deixa a desejar, no sentido de fornecer uma resposta exata e objetiva a busca que está sendo feita e no sentido de sentir-se acolhido.

Nada substitui o atendimento humanizado, pela experiência que possuímos podemos dizer que 99% dos contatos feitos para agendamento de consultas, ou para extrair informações sobre a especialidade que buscam é feito pelo WhatsApp, essa ferramenta utilizada, conforme AiSensy, em 2025 já tem mais de 93,4% dos brasileiros utilizando a ferramenta o que corresponde a 148 milhões de pessoas.

A comunicação escrita, é a forma mais utilizada nos dias de hoje, e tem um papel importante em vários aspectos da vida pessoal e profissional. A conversa por meio de aplicativos como o WhatsApp, possui características e importância específicas, como:

  1. Permitir uma comunicação rápida e eficiente.
  2. Mensagens ficam armazenadas, possibilitando consultas futuras e mantendo um histórico das conversas.
  3. A comunicação escrita exige clareza e concisão, evitando, mal-entendidos que podem ocorrer em interações orais.
  4. Cada pessoa pode responder em seu próprio tempo.

Entretanto, é importante considerar a importância no cuidado com as palavras, ao escrever, devido à informalidade do WhatsApp. A comunicação escrita deve ser adaptada ao público e ao contexto para ser eficaz. Considerando ainda este cuidado, temos que estar sensíveis ao receber as informações escritas, pois, é a através dela que os pacientes expressão seus sentimentos e suas dores, em contrapartida, precisamos doar a cada um deles o nosso melhor, acolhendo e respondendo com empatia a cada mensagem enviada, realizando de fato o atendimento humanizado.

A comunicação escrita, portanto, não é apenas para transmitir informações, mas também promover a compreensão mútua e para construir relacionamentos.

Compartilhe